O Poder do Elogio | Teresa sem medo

O Poder do Elogio

Comente este artigo
O elogio é fundamental na formação da nossa personalidade pois condiciona a forma como vemos o mundo e como lhe reagimos. Condiciona a forma como conseguimos reagir ao que nos acontece de mau, e, inclusive, como reagimos ao que nos acontece de bom! Por exemplo, um adulto que tenha sido carente de elogio na infância, geralmente, não consegue valorizar os seus sucessos. Passa pelas suas vitórias como algo que era sua obrigação conseguir!

Elogie as crianças
A falta de elogio na infância origina, geralmente, adultos inseguros, com receio de arriscar, com medo de dizerem o que sentem, com receio de serem ridicularizados e menosprezados. Adultos com uma baixa auto-estima e com uma baixa noção de auto-valor e de auto-merecimento. Crescer sem elogios condiciona o nosso comportamento em sociedade e em família, comportamento que resulta dos sentimentos que fomos assumindo sobre nós mesmos como sendo verdadeiros. Na sua base, o elogio, condiciona o nosso auto-conceito: aquilo que acreditamos que somos.
Elogie-se a si própria! 
Auto-elogiar-nos, em adultos, mesmo quando os outros não o fazem, é pois extremamente importante pois reflecte o modo como nos tratamos e revela muito sobre a nossa auto-estima e a forma como nos vemos. Começamos a ganhar qualidade de vida quando aprendemos a elogiar-nos. Nesse sentido, o elogio é também uma forma de cuidamos de nós, de nos estimarmos e de nos darmos importância. No entanto, um adulto terá dificuldade em auto-elogiar-se se não foi habituado, desde cedo, a receber elogios. Bem como, terá também dificuldade em elogiar os outros.
Teresa Marta

0 comentários :

Enviar um comentário