Em 2014 consegui... Ser Mais Saudável | Teresa sem medo

Em 2014 consegui... Ser Mais Saudável

Comente este artigo
Na terceira parte do artigo que comecei aqui, falamos de saúde. Porque este deverá ser sempre um dos itens a incluir, a cada novo ano, na lista de objectivos para um ano melhor.


Parte III

SER MAIS SAUDÁVEL


Cuidar da saúde é uma prioridade. Aproveite o novo ano para rever os exames que deve fazer e, pôr, finalmente, em prática o plano de deixar de fumar (por exemplo) e aprender a canalizar energias para o que realmente importa. Sem Stress.

VOU STRESSAR MENOS
O stress dá-lhe uma falsa sensação de energia que desgasta o cérebro, as emoções e o próprio corpo, pelo que é normal que não se aperceba que está a ser vítima da «cultura do objectivos», ou seja, a viver sobrecarregada de tarefas. E isso pode fazer com que adoeça.

PASSE À PRÁTICA:
Faça uma lista das suas tarefas diárias. Verifique se os objectivos traçados continuam a fazer sentido ou se não serão demasiado pesados para continuar a suportá-los. Avalie-se menos e seja menos perfeccionista.

VOU DEIXAR DE FUMAR
Ao fazê-lo, estará a reduzir o risco de vir a sofrer de doença cardiovascular, cancro do pulmão, do esófago e da boca, doença respiratória grave e incapacitante e a diminuir o risco de morte prematura, de acordo com a Direcção-Geral de Saúde.

PASSE À PRÁTICA:
Esforço e auto-disciplina são as palavras de ordem. Para tornar o processo mais fácil, a Direcção-Geral de Saúde aconselha: escreva uma lista com as razões que a motivam e releia-a sempre que pensar em desistir. Fixe um dia para o fazer de forma a estabelecer um compromisso consigo própria. Envolva amigos e família na sua decisão. Evite a proximidade com fumadores. Pratique exercício físico e adopte uma alimentação saudável. Se não conseguir à primeira, marque nova data e recomece.

VOU FAZER OS EXAMES ESSENCIAIS
Marque na Agenda as consultas e exames que deverá realizar em 2014.

PASSE À PRÁTICA:
Check-up:
Inclui uma avaliação geral com exame clínico, medição da pressão arterial e eventual requisição de exames laboratoriais (análises): urina, colesterol, glicemia e hemograma.

Consulta ginecológica:
Se é Mulher, a consulta ginecológica permite detectar problemas na vagina, colo do útero e mama.

Consulta de Dermatologia:
Se tem pele clara e sinais cutâneos, é conveniente analisá-los se notar alterações na simetria, rebordo, diâmetro e/ou cor.

Consulta Dentária:
Uma vez por ano deve fazer uma limpeza dentária e avaliar o estado da sua boca.

Revisão Científica: Dr. Pedro Ribeiro da Silva, médico de Medicina Geral e Familiar, na Divisão de Estilos de Vida Saudável da Direcção-Geral de Saúde.


Este artigo faz parte de uma sequência de artigos que fizeram parte da edição de Janeiro da revista Prevenir, na qual participei, para indicar o caminho para realizar os seus desejos neste ano de 2014.

Será que os conseguimos concretizar?

Leia os outros artigos "Em 2014, eu consegui...":


0 comentários :

Enviar um comentário