Parte III
SER MAIS SAUDÁVEL
VOU STRESSAR MENOS
O stress dá-lhe uma falsa sensação de energia que desgasta o cérebro, as emoções e o próprio corpo, pelo que é normal que não se aperceba que está a ser vítima da «cultura do objectivos», ou seja, a viver sobrecarregada de tarefas. E isso pode fazer com que adoeça.
PASSE À PRÁTICA:
Faça uma lista das suas tarefas diárias. Verifique se os objectivos traçados continuam a fazer sentido ou se não serão demasiado pesados para continuar a suportá-los. Avalie-se menos e seja menos perfeccionista.
VOU DEIXAR DE FUMAR
Ao fazê-lo, estará a reduzir o risco de vir a sofrer de doença cardiovascular, cancro do pulmão, do esófago e da boca, doença respiratória grave e incapacitante e a diminuir o risco de morte prematura, de acordo com a Direcção-Geral de Saúde.
PASSE À PRÁTICA:
Esforço e auto-disciplina são as palavras de ordem. Para tornar o processo mais fácil, a Direcção-Geral de Saúde aconselha: escreva uma lista com as razões que a motivam e releia-a sempre que pensar em desistir. Fixe um dia para o fazer de forma a estabelecer um compromisso consigo própria. Envolva amigos e família na sua decisão. Evite a proximidade com fumadores. Pratique exercício físico e adopte uma alimentação saudável. Se não conseguir à primeira, marque nova data e recomece.
VOU FAZER OS EXAMES ESSENCIAIS
Marque na Agenda as consultas e exames que deverá realizar em 2014.
PASSE À PRÁTICA:
Check-up:
Inclui uma avaliação geral com exame clínico, medição da pressão arterial e eventual requisição de exames laboratoriais (análises): urina, colesterol, glicemia e hemograma.
Consulta ginecológica:
Se é Mulher, a consulta ginecológica permite detectar problemas na vagina, colo do útero e mama.
Consulta de Dermatologia:
Se tem pele clara e sinais cutâneos, é conveniente analisá-los se notar alterações na simetria, rebordo, diâmetro e/ou cor.
Consulta Dentária:
Uma vez por ano deve fazer uma limpeza dentária e avaliar o estado da sua boca.
Revisão Científica: Dr. Pedro Ribeiro da Silva, médico de Medicina Geral e Familiar, na Divisão de Estilos de Vida Saudável da Direcção-Geral de Saúde.
Este artigo faz parte de uma sequência de artigos que fizeram parte da edição de Janeiro da revista Prevenir, na qual participei, para indicar o caminho para realizar os seus desejos neste ano de 2014.
Será que os conseguimos concretizar?
Leia os outros artigos "Em 2014, eu consegui...":
0 comentários :
Enviar um comentário