Medo de perder quem amamos | Teresa sem medo

Medo de perder quem amamos

Comente este artigo
O receio de perder a pessoa que amamos acontece porque temos medo de ficar sós, que nos abandonem e que deixem de nos valorizar. Este medo gera em nós a sensação sermos insuficientes, de não sermos “competentes” para manter uma relação. Este receio tóxico condiciona por completo a forma como nos vemos, o nosso auto-conceito e a nossa auto-estima. Agimos (ou deixamos de agir) com medo de fazer algo de errado. Algo que possa afastar o outro. Que faça com que o outro vá embora. Condicionamos o nosso comportamento e deixamos de ser naturais. Chega um momento, em que deixamos de nos conhecer.

Está a potenciar o medo de perder quem ama quando: sente que a sua vida depende da existência de um parceiro ou de um relacionamento. Quando não reforça a sua auto-estima e quando o seu auto-conceito está muito dependente do feedback do outro. O medo de perder quem amamos também é favorecido quando nos deixamos dominar por emoções de raiva, ira e angústia. O medo do abandono é também agudizado quando já sentimos a dor de perdas emocionais de pessoas importantes nas nossas vidas. Neste caso, é importante recordar a importância de vivermos concentrados no dia de hoje ao invés de nos focarmos nas experiências que nos marcaram negativamente. Pensar positivo é de facto uma escolha. E depende de nós!

Erros a evitar perante o medo de perder quem amamos: culpabilizar-se pelos “males” da relação. Não ver o outro como tábua de salvação para o eliminar o seu medo de estar só. Esquecer-se de valorizar o que o seu relacionamento tem de bom. Não praticar a escuta atenta do outro, mesmo quando “ele” está em silêncio. Não conseguir ver soluções para as crises focando a atenção apenas no que é mau.

Quando o medo de perder quem ama surgir, pense: “Não desisto de melhorar a minha relação a cada dia!”. “Foco-me em tudo de bom que a minha relação tem e com isso consigo expandir a alegria ao meu companheiro”. “Não há relações perfeitas nem pessoas perfeitas. Estamos ambos a fazer o nosso caminho e conseguimos cada vez mais ajudar-nos mutuamente!”

O que pode fazer para eliminar o medo de perder quem ama: tome consciência de que está a fazer o melhor que pode, com as condições e o conhecimento que tem neste momento. Pense em si como um ser em construção e não como alguém que estagnou. Trabalhe no sentido de sentir-se confortável pela pessoa que é, ao invés de estar em permanência a tentar ser quem acha que devia ser!

Exercício prático: Liberte ideias como: “Talvez eu não mereça o amor dele!”, “Talvez esteja a exagerar ao querer saber tudo!”, “Talvez já não goste de mim como antes!”. Fique disponível para deixar ir! Renda-se ao facto que todos os fins são novos começos, com muito mais sentido.   

Teresa Marta   

0 comentários :

Enviar um comentário