A importância da assertividade | Teresa sem medo

A importância da assertividade

Comente este artigo
A assertividade é uma competência emocional que nos permite afirmar o nosso Self (Eu), a nossa auto-estima e o nosso ponto de vista, com segurança, mantendo o foco naquilo que pretendemos. Note-se, que, ser assertivo não significa estar certo mas ser claro, coerente e directo.

Vantagens de sermos assertivos:
Ser assertivo permite-nos não ficar presos a uma vida que não nos preenche nem nos faz felizes. Ao sermos assertivos evitamos mal-entendidos resultantes de não conseguirmos ter a atitude certa e dizer o que pensamos, no momento certo. Ou seja, a assertividade permite resolver os problemas quando eles acontecem, não carregando o peso de situações passadas. 

As pessoas assertivas não começam o dia com o peso do dia anterior, nem ficam presas ao que o outro pensa, nem a atitudes limitadoras. Quando somos assertivos somos também mais autênticos: deixamos de fazer algo para “parecer bem” e passamos a agir de acordo com aquilo que defendemos e com aquilo em que acreditamos. Somos genuínos e honestos connosco, o que aumenta a nossa auto-estima e o nosso amor-próprio. A assertividade aproxima-nos, assim, da verdade e gera, de facto, mudanças positivas. Faz com que não vivamos uma vida reactiva, uma vida que nos leva de urgência em urgência.

Importância da assertividade para a concretização de objectivos pessoais
A assertividade é essencial para conseguirmos resultados positivos nos objectivos que definimos e nas tarefas que empreendemos. É também importante para que os timings dos processos sejam respeitados, não prolongado as coisas para lá do limite do desejável, nem as antecipando ao ponto da sua concretização ser comprometida. A assertividade evita equívocos e mal-entendidos, uma vez que tem por base a coerência entre o que dizemos e o que praticamos. 

De conformistas a líderes
A assertividade permite-nos corrigir os comportamentos que nos impedem de avançar na vida e de ter sucesso. Livra-nos do acessório e ajuda-nos a focalizar no importante, para alcançarmos o objectivo que traçámos. Permite-nos fazer as mudanças que necessitamos para melhorar a nossa vida, sem empatar, sem desculpas! De facto, a assertividade é uma grande chave para bem-estar! Retira-nos do papel do conformista e dá-nos o papel de líderes da nossa vida porque é cheia de energia criadora. 

Teresa Marta   

0 comentários :

Enviar um comentário