Doença do Tempo | Teresa sem medo

Doença do Tempo

Comente este artigo
Capa da edição de Fevereiro 2015 da revista HAPPY Woman É sempre maravilhoso vermos reconhecido o nosso trabalho. Sobretudo quando nos é reconhecida a utilidade do que fazemos para a melhoria do bem-estar e do equilíbrio emocional das pessoas a quem nos dirigimos. Este mês fui entrevistada pela Revista Happy Woman, a propósito da Doença do Tempo, um conceito introduzido na Psicopatologia por Eugene Minkowski (1885-1972).

O meu sincero agradecimento à Jornalista Carla Novo, pelo seu interesse numa temática tão pertinente como esta: a nossa relação com o tempo e como essa relação pode assumir contornos de Doença

Eugene Minkowski desenvolveu a noção de tempo vivido, um tempo que tem pouco a ver com os minutos e as horas do relógio. Um tempo focado na forma como cada um de nós percepciona e interpreta a vida, as circunstâncias e aquilo que nos acontece. 

Ao analisar a forma como a dimensão temporal é vivida por cada indivíduo, E. Minkowski destaca a melancolia, como um estado psicopatológico em que a pessoa está centrada no tal tempo vivido, não conseguindo estar plenamente no presente. Desta forma, interrompe a sua linha temporal, focando-se naquilo que foi e no que podia ter sido diferente. A grande armadilha, é que presos ao tempo que foi, não nos conseguimos focar naquilo que poderá vir a ser. Naquilo que poderemos vir a fazer, a concretizar. 

Ficamos presos em ruminações circulares que criam bloqueios, frustração existencial, angústia e ansiedade. Sem nos conseguirmos projectar no futuro, eliminamos a nossa capacidade para (co)criar a nossa vida. 
Academia da Coragem: Voucher «Happy time» edição de Fevereiro 2015


Poderá ler o artigo completo na edição da Happy Woman de Fevereiro e usufruir de um voucher que lhe dá acesso a uma sessão de Coaching para a Coragem.

Se sente que a sua relação com o tempo vivido não é a que gostaria que fosse, experimente!


Teresa Marta



0 comentários :

Enviar um comentário