Gerir o Fracasso | Teresa sem medo

Gerir o Fracasso

Comente este artigo
A minha actividade como gestora e formadora tem-me levado a contactar com imensa gente que já fracassou na vida. Estes exemplos que encontro não são mais do que pessoas, que como eu, e como tantos de nós, arriscaram algures a passar para o lado de fora da caixa acreditando nos seus desejos e nos seus sonhos.

Às vezes somos bem sucedidos outras não.

No entanto, a questão de base é sempre a mesma e trata-se de saber como gerimos o fracasso, como o sentimos, como o digerimos (ou não), como o integramos no nosso percurso.

Todas as sociedades têm as suas vantagens e os seus pontos menos positivos. A nível empresarial, confesso que vejo na realidade norte americana exemplos muito positivos ao verificar que gestores, empresários e profissionais das mais diversas áreas cujas carreiras e projectos fracassam, são convidados como oradores para motivar outros a seguirem o seu caminho, a mergulharem nos seus medos e a verem nas experiências de insucesso passos positivos de aprendizagem e de fortalecimento pessoal.

Por cá, passa-se algo geralmente oposto: quem fracassa é considerado um fraco, é-lhe conferida uma etiqueta de “incapaz”. A questão, em termos existenciais, é que nem todos gerimos e integramos o fracasso da mesma forma. Depende daquilo que nos disseram ao longo da vida, daquilo que nos fizeram sentir, através de situações por vezes tão simples, como entornar o copo de leite na mesa, colocar nódoas na roupa ou ter uma negativa num ou outro teste.

A verdade é que somos mais atraídos pelo fracasso do que pelo próprio sucesso. Temos uma tendência natural para a finitude, a tal “pulsão para a morte” de que nos falou Freud. Talvez porque a nossa mente integre de forma mais simples a possibilidade de falhar do que a a possibilidade de vencer (muitas vezes impossível, achamos nós). 
De facto, a maioria de nós foi treinado para a fatalidade que a vida pode ser, foi-nos dito o quão injusto o mundo é e o quão difíceis as coisas têm de ser para saberem a vitória. É o padrão luta-esforço em que fomos educados e que continua a persistir em muitas das nossas famílias, nas empresas onde trabalhamos e nas escolas em que os nossos filhos são educados.

Cabe-nos a nós, pessoalmente, em cada momento da nossa existência, escolher um caminho mais suave, mas igualmente produtivo, um caminho que não acarrete o peso da possibilidade de fracassar, mas simplesmente a leveza de avançar perante o que a vida nos dá, seja lá o que for pois nada é estranho à natureza humana.

Pratique pois a Confiança no Processo da Vida. Tudo está, por certo, a acontecer para o nosso maior bem.

Teresa Marta

0 comentários :

Enviar um comentário