O Bife, as batatas fritas e o ovo a cavalo | Teresa sem medo

O Bife, as batatas fritas e o ovo a cavalo

Comente este artigo
bitoquePerguntará o que tem um bitoque a ver com Bem-estar. Pois tem tudo! Depende da perspectiva com que olhamos. De como olhamos para o que nos acontece. Para o que nos é dado. E, sobretudo, para o que procuramos. Também olhamos imenso para o que os outros vêem em nós.

Esquecemo-nos, no entanto, muito, de como nos vemos a nós próprios.Na pior das hipóteses, o bitoque vai fazer-nos pensar em gordura, colesterol e nas últimas dietas que fizemos. Na melhor, pensaremos naquele sabor único e magnífico que só um bitoque tem. E, neste caso, nem sequer damos ao colesterol a importância que adquiriu. O colesterol persegue-nos! Está em todo o lado. Até na publicidade!

Estar na publicidade atesta a importância do colesterol! Pagam para que o gajo lá esteja! Irrita! Pelo menos a mim, irrita-me! E aqui estamos nós a assumir a nossa natureza paradoxal! Ai que rico bitoque! Ai o colesterol! Ai que me apetece. Ai que não devo comer. Ai que faço? E lá se foi o Bem-estar!

Kirk Schneider, Psicoterapeura da Escola Existencial-Humanista Americana, estudou a natureza paradoxal do ser humano e a forma como a mesma afecta o nosso Bem-estar. Schneider afirma que toda a experiência humana se desenrola numa escala que varia entre a constrição e a expansão: as pessoas tornam-se disfuncionais sempre que não conseguem estabelecer um equilíbrio entre estes os dois pólos antagónicos.

Ou seja, quanto mais rígidas são as posições que tomamos, mais ansiosos nos sentimos. Isto porque, se por um lado temos a liberdade de escolher, por outro essa liberdade obriga-nos a fazer escolhas, o que limita a noção de sermos efectivamente livres. As escolhas geram sempre responsabilidade e, como tal, limitam-nos. A Resposta para bem viver está, segundo Schneider, na Integração: em sermos capazes de integrar o conflito em nós mesmos assumindo a nossa natureza paradoxal. Conseguindo ser flexíveis vivendo entre a constrição e a expansão. Ou seja, conseguindo fazer a síntese entre os dois extremos e resolver de uma vez por todas a questão do comer ou não comer o bitoque, sem nos martirizarmos seja qual for a opção que tomemos.

É pois fundamental perceber quais são os Paradoxos que estão em confronto dentro de si própria (como o bitoque/não como o bitoque) e de como é que consegue fazer o seu balanceamento de modo a não entrar em estados de ansiedade. No nosso percurso de vida, o modo como vemos as coisas que nos acontecem é fundamental. Este ponto faz a diferença entre os sobreviventes emocionais e os chateados com a vida: os “coitadinhos”.

Já pensou na quantidade de coitadinhos que conhece? O que os fará sentirem-se assim? Você sente-se assim? Por favor, mude de atitude! Vá para o lado expansivo da escala. Se olhar de manhã para si ao espelho e pensar: “não gosto do que vejo”; ou, “lá vou eu outra vez para aquele maldito escritório!”; ou “não vou conseguir aguentar isto por muito mais tempo”: mude! Mude de atitude! Mude de imediato seja o que for! Troque a roupa que vestiu. Assuma o decote até ao umbigo que nunca ousou usar por achar que lhe fica mal, troque de perfume. Ponha-se diferente do habitual.

Só falta uma coisa: faça isto assim que os pensamentos negativos lhe surgirem. Não deixe passar um segundo. Não deixe que se instalem! E agora que já fez o mais difícil, faça o mais fácil: volte ao espelho, e, mesmo que não lhe apeteça nada, sorria. E veja o que isso provoca no seu rosto. Se conseguir, ria-se mesmo! Com som. Como se lhe tivessem contado uma anedota. A seguir, não faça mais nada. Levante a cabeça, eleve os ombros e saia de casa.

Acredite que vai ter muitas surpresas boas: consigo própria, mas também vindas dos outros. Não se esqueça que a nossa atitude gera atitudes naqueles com quem nos relacionamos ou apenas naqueles com os quais, simplesmente, nos cruzamos. Finalmente, se não for pedir de mais, conte-nos como foi!

Teresa Marta

0 comentários :

Enviar um comentário