Essa diferença chama-se Resiliência.
A Resiliência é algo que nenhum status nos pode dar, constituindo uma aptidão humana fundamental.
Vai-se andando! Mais ou menos! Não está fácil!
Se estas são algumas das suas respostas típicas, está na altura de trabalhar a sua Resiliência. Isto é, de fortalecer a sua capacidade de enfrentar os acontecimentos menos bons reagindo de forma positiva às adversidades.
A Resiliência é uma competência emocional básica e um dos recursos mais úteis para reformular padrões negativos de comportamento, permitindo-nos olhar a vida e os seus acontecimentos de forma positiva. Mesmo quando sente caos, insegurança, medo, frustração, mudança e incerteza você consegue segurar-se se for resiliente.
Aumentar a Resiliência permite-lhe desenvolver o pensamento colateral (também designado por pensamento criativo), isto é, encontrar soluções onde outros vêem problemas, pensar de forma um pouco ao lado descobrindo caminhos simples para problemas complexos.
Será que conseguimos tornar-nos mais resilientes? SIM! Embora nos pareça o contrário, somos nós que nos fazemos: em cada decisão que tomamos, quando optamos ou sempre que, não optando, ficamos parados deixando que os outros optem por nós. Como disse Jean-Paul Sartre, não importa o que fizeram connosco, mas aquilo que conseguimos fazer com o que fizeram de nós.
Teresa Marta
Clique nos títulos abaixo para seguir o link e explorar as Dicas listadas:
- Acreditar que é possível
- Não adie decisões
- Identifique os seus recursos
- Veja o erro como algo positivo
- Supere metas
- Não desista à primeira
A Resiliência é fundamental para enfrentar a fase em que vivemos!
Vamos a isso!
0 comentários :
Enviar um comentário