Dia Sem Medo | Teresa sem medo

Dia Sem Medo

Hoje, dia 9 de Dezembro, é um Dia Sem Medo. O Dia Sem Medo.

Um dia anónimo, sem marcas, proposto por alguém que, em 2013, após 20 anos a trabalhar em direcção de empresas, perdeu o emprego. Alguém que decidiu criar um projecto onde partilha a sua experiência pessoal do medo à coragem.

Estima-se que a depressão venha a ser a maior causa de incapacidade no mundo em 2030, segundo dados da União Europeia apresentados em Setembro deste ano.

Só em 2010, a depressão atingiu custos de 92 milhões de euros na União Europeia. Na maioria dos casos, estes custos devem-se a baixas médicas e a pedidos de reforma antecipadas, geradoras de elevadas baixas de produtividade nas organizações.

Até ao final de Novembro deste ano já havia mais mulheres mortas às mãos dos companheiros do que as que faleceram no total do ano passado. Estima-se que os casos participados de violência doméstica sejam apenas 10% do total. A causa: medo.

Mais de metade dos trabalhadores da União Europeia considera o stress uma situação comum no local de trabalho. As causas mais comuns do stress relacionado com o trabalho referidas são a reorganização do trabalho e a insegurança de emprego geradora de medo, acréscimo das horas de trabalho, carga de trabalho excessiva, e assédio ou intimidação no local de trabalho – geradores de medo.

O medo de ficar sem emprego no fim do mês é o mais paralisante de todos os medos.

É verdade. A Crise activa o medo. A insegurança e a incerteza activam o medo. Ficar desempregado activa o medo. Não saber se vamos conseguir activa o medo. Perder quem amamos activa o medo. Envelhecer activa o medo. Ser menosprezado activa o medo. Vivemos num Portugal e num mundo com medo. Conseguiremos sair dele?

O Teresa sem medo nasceu há 9 meses e é seguido por 12.500 pessoas. Pessoas que se identificam com o percurso real de quem já passou pelo medo tendo aprendido a enfrentá-lo. Alguém que acredita que todos podemos sair da angústia do medo. Uma angústia que nos retira a alegria, a esperança, a confiança em nós, a fé no processo da vida e a capacidade de agir, de ir em frente, apesar das adversidades.

Como Coach para a Coragem® trabalho com pessoas presas no medo. Que têm tudo para ter tudo! Mas sentem medo de avançar. O progresso dos meus Coachies, na sua caminhada pessoal até à coragem é o meu grande incentivo para criar, no nosso Portugal com medo, o Dia Sem Medo.

Com toda a humildade, este pretende ser apenas um Dia, em que cada um de vós, que leu esta mensagem e que assistiu ao video, partilhe com alguém a esperança de não nos deixarmos vencer pelo medo e, ao contrário disso, lutarmos pelos nossos sonhos e por aquilo que dá real sentido à nossa vida.



Obrigada a todos pela partilha que possam fazer, contribuindo para este 1º Dia Sem Medo, em véspera do Dia Mundial dos Direitos Humanos!



Fontes dos dados estatísticos:
  • União Europeia
  • Associação Europeia da Depressão
  • Agência Europeia para a segurança e Saúde no trabalho
  • Pilar Jericó, autora do Best-Seller Espanhol de Gestão Empresarial, Medo Zero, Ed. Lua de Papel, Leya, 1ª ed. 2009.
  • "Violência em casa já matou 40 mulheres", in Jornal de Notícias

0 comentários :

Enviar um comentário