Angustiados pelo Tempo | Teresa sem medo

Angustiados pelo Tempo

Comente este artigo
Angústia do tempoVivemos dominados pelo Tempo.
Imersos numa espécie de Economia da Brevidade, brevidade que conferimos ao que fazemos, ao que desejamos, ao que sentimos e ao que queremos que aconteça. Neste nosso desejo de que tudo corra rapidamente, acabamos, muitas vezes, por condicionar os resultados das nossas acções. E, com isso, condicionamos também a nossa existência. É a dieta que começámos e cujo efeito “nunca mais se nota”, os nossos filhos “que demoram a obter os resultados escolares desejados”, a alma gémea “que nunca mais aparece”, o reconhecimento profissional “que teima em ocorrer”.

Centrados no tempo breve vivemos dominados pela azáfama da rotina diária. De tão absorvidos que estamos deixamos de conseguir ver o que está para além do que aparece e perdemos com alguma facilidade o sentido da nossa vida. Raramente conseguimos parar para reflectir em coisas tão básicas, como, “Afinal, onde é que isto me leva?”, “Para onde estou a ir?”, “É assim que quero viver?”.

Dar Sentido à nossa vida é incompatível com a brevidade com que tentamos obter resultados. Sempre que estamos com pressa, há coisas que ficam por fazer e outras que nunca terminamos. Nasce assim a sensação de que o tempo é sempre insuficiente, que não dá para nada. Nasce a sensação de que nós próprios, como o Tempo, não somos suficientes.

Recordando Freud (1920), temos dificuldade em substituir o “princípio do prazer” pelo “princípio da realidade”. Ou seja, temos uma enorme tendência para usufruir, sem delongas, o que nos proporciona satisfação imediata esquecendo que isso pode não ser o que mais nos irá nutrir e satisfazer no futuro. O tempo breve é pois muito atraente: evita a entrada em nós. No nosso Eu mais profundo, onde por vezes sentimos dor e desespero.

Teresa Marta
DICAS PARA ULTRAPASSAR A ANGÚSTIA DO TEMPO:

0 comentários :

Enviar um comentário